Trump e Xi devem se reunir e discutir acordo comercial – 28/10/2025 – Mundo

17496745546849ea3a96aae_1749674554_3x2_rt.jpg


Esta é a edição da newsletter China, terra do meio desta terça-feira (28). Quer recebê-la toda semana no seu email? Inscreva-se abaixo:

Após semanas de tensão, Washington e Pequim parecem ter encontrado um ponto de respiro na relação. A Casa Branca confirmou que Donald Trump e Xi Jinping devem se reunir nesta quinta (30), na Coreia do Sul, durante a cúpula da Apec para discutir um acordo comercial preliminar.

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que os dois países alcançaram um “quadro substancial de entendimento” que prevê o adiamento das tarifas de 100% sobre produtos chineses e uma pausa de um ano nas restrições chinesas às exportações de terras raras.

O acordo também inclui a retomada das compras de soja americana e um desfecho sobre a venda da TikTok nos EUA.

Os sinais de distensão impulsionaram os mercados globais. O petróleo subiu diante das perspectivas de recuperação da demanda, enquanto o ouro despencou para abaixo de US$4.000 por onça, refletindo a menor busca por ativos de proteção.

Como parte das preparações para o encontro, o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, afirmou em ligação com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, que o relacionamento entre Xi e Trump é “o ativo estratégico mais valioso” entre as duas nações.

Por que importa: o possível entendimento entre Washington e Pequim reduz o risco imediato de uma guerra comercial total, mas não resolve as causas estruturais da disputa.

Comércio, tecnologia e controle de recursos estratégicos seguem no centro da competição por influência global. EUA e China mostram disposição em usar tarifas, sanções e acordos pontuais como armas de poder.

Além disso, qualquer trégua pode ser passageira. Trump é conhecido por reverter negociações de última hora e decisões judiciais e pressões políticas internas podem levá-lo a retomar o confronto.

O Brasil deve ficar atento aos resultados, especialmente se eles significarem que Pequim passará a comprar cotas de soja dos americanos.


pare para ver

“Cultivo do arroz”, ilustração atribuída a Cheng Qi, pintor ativo de meados ao final do século 18 durante a dinastia Yuan. Saiba mais sobre o trabalho do artista na página do Smithsonian (aqui), onde está atualmente exibido.


o que também importa

★ A associação alemã de fabricantes de máquinas e equipamentos (VDMA) pediu à União Europeia que garanta o acesso a ímãs permanentes produzidos na China. O insumo é considerado essencial para a indústria. O grupo disse que apoia a iniciativa do bloco de reduzir a dependência de matérias-primas críticas do país asiático, mas alertou que pequenas e médias empresas europeias seguem vulneráveis sem um fornecimento estável.

China e Índia retomaram ontem (27) voos diretos após cinco anos de suspensão, num gesto de reaproximação entre os dois países mais populosos do mundo. O avião da companhia IndiGo deixou Calcutá com destino a Guangzhou, o que marca um esforço para normalizar relações abaladas por disputas fronteiriças e pela pandemia. Modi e Xi vêm promovendo encontros para reduzir atritos e prosseguir com um degelo diplomático cauteloso.

★ O PLA Daily, jornal porta-voz do Exército chinês, lançou uma campanha de “retificação política” para reforçar a lealdade das forças armadas ao Partido Comunista após a expulsão de nove generais por corrupção. O periódico pediu vigilância contra a “ganância” e reafirmou que “o partido comanda o fuzil”, lema central de Xi Jinping. A ofensiva ocorre após o quarto plenário do Comitê Central, que promoveu o chefe anticorrupção Zhang Shengmin e abriu novas investigações na Força de Foguetes, aprofundando o expurgo militar sob o controle direto de Xi.


fique de olho

As estatais chinesas PetroChina, Sinopec, CNOOC e Zhenhua suspenderam a compra de petróleo russo transportado por mar após os EUA sancionarem a Rosneft e a Lukoil, principais produtoras da Rússia.

A notícia foi divulgada pela Reuters no fim de semana. Pequenas refinarias chinesas também estariam avaliando se continuarão as importações, segundo a agência.

Isso, porém, não significa que Pequim deixará de comprar o produto. O petróleo russo vendido por dutos à China chega a cerca de 900 mil barris diários e deve ser pouco afetado pelas sanções americanas.

Por que importa: o movimento observado na China confirma uma tendência mais ampla, anteriormente observada também na Índia que também é grande compradora da commodity russa. Se a situação se cristalizar, o prejuízo deve pressionar a receita de Moscou, além de impactar os preços globais do petróleo.


para ir a fundo

  • A Rede China e América Latina realiza na manhã de quinta (30) um seminário online para discutir os desafios chineses no século XXI. O evento é gratuito e os interessados podem se inscrever aqui.

  • Estão abertas até o dia 5 de novembro as inscrições para interessados em prestar o HSK, a prova de proficiência em língua chinesa, de forma virtual. O teste será realizado no dia 23 por meio do VooV, uma plataforma semelhante ao Zoom. Saiba mais aqui.





Source link

Leia Mais

Mundial de Vôlei de Praia começa nesta quinta com 7

Mundial de Vôlei de Praia começa nesta quinta com 7 duplas do Brasil

novembro 12, 2025

naom_6579d3dad32ee.webp.webp

Gonet vira alvo de aliados de Bolsonaro no Senado por trama golpista, anistia e endosso a Moraes

novembro 12, 2025

Líder da bancada ruralista quer incluir ações do MST no

Líder da bancada ruralista quer incluir ações do MST no PL Antifacção

novembro 12, 2025

17629690306914c5c68e039_1762969030_3x2_xl.jpg

Vídeo: ao menos 37 morrem em acidente de ônibus no Peru – 12/11/2025 – Mundo

novembro 12, 2025

Veja também

Mundial de Vôlei de Praia começa nesta quinta com 7

Mundial de Vôlei de Praia começa nesta quinta com 7 duplas do Brasil

novembro 12, 2025

naom_6579d3dad32ee.webp.webp

Gonet vira alvo de aliados de Bolsonaro no Senado por trama golpista, anistia e endosso a Moraes

novembro 12, 2025

Líder da bancada ruralista quer incluir ações do MST no

Líder da bancada ruralista quer incluir ações do MST no PL Antifacção

novembro 12, 2025

17629690306914c5c68e039_1762969030_3x2_xl.jpg

Vídeo: ao menos 37 morrem em acidente de ônibus no Peru – 12/11/2025 – Mundo

novembro 12, 2025