A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse nesta segunda-feira (1º) que a ressonância magnética feita pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recentemente foi de natureza “preventiva”. Segundo Leavitt, o exame revelou que Trump tem excelente saúde cardiovascular.
Falando com a imprensa em uma entrevista coletiva na Casa Branca, Leavitt disse que homens da idade de Trump costumam se beneficiar de exames do tipo.
“O exame cardiovascular do presidente Trump estava perfeitamente normal, sem evidências de estreitamento arterial, comprometimento do fluxo sanguíneo ou anormalidades no coração ou nos principais vasos”, disse Leavitt sobre o presidente, que tem 79 anos.
“As câmaras cardíacas têm tamanho normal. As paredes dos vasos parecem lisas e saudáveis, e não há sinais de inflamação ou coagulação. No geral, seu sistema cardiovascular mostra excelente saúde. Seu exame abdominal também está perfeitamente normal”, disse Leavitt.
Nesta segunda, quando questionado sobre a ressonância, Trump disse a jornalistas que não fazia ideia qual parte do corpo foi examinada. “Não faço ideia, foi só uma ressonância. Não foi o cérebro, porque fiz um teste cognitivo e acertei todas as perguntas”, disse o presidente, que prometeu divulgar os resultados completos do exame.
Trump foi submetido a uma ressonância magnética durante uma avaliação médica recente, mas não divulgou o propósito do procedimento, que não é típico para check-ups comuns. A falta de detalhes levantou dúvidas sobre se informações completas sobre a saúde do presidente estão sendo divulgadas em tempo hábil pela Casa Branca.
Trump é sensível quanto à sua idade e bem-estar. Ele atacou pessoalmente uma repórter do New York Times nas redes sociais na semana passada por causa de uma matéria que ela escreveu examinando as maneiras pelas quais a idade de Trump pode estar afetando seus níveis de energia.
Em julho, o republicano recebeu um diagnóstico de insuficiência venosa crônica após ser examinado por seu médico devido a um inchaço nas pernas. Trata-se de uma anormalidade do sistema venoso na qual vasos danificados dos membros inferiores não mantêm um fluxo sanguíneo adequado.




