
Afirmou que preferências ideológicas atrapalham e interferem no Ministério da Defesa e cita caso em que não pôde vender munição para alemães por causa da Rússia
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse nesta 3ª feira (8.out.2024) que a ideologia e as posições diplomáticas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atrapalham o trabalho da Defesa. Declarou que a população não sabe o que faz seu ministério e que há “ranços ideológicos” contra os militares.
“Qual é o nosso grande desafio? O absoluto desconhecimento do que somos e do que queremos ser. Nos últimos anos nós tivemos um retrocesso nos investimentos de defesa da ordem de 47%. Por quê? Ainda existem muito, por componentes ideológicos, por queixas políticas, por variações programáticas, que acham que a Defesa não. Funciona”, afirmou em evento com a CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Assista (4min14s):
Múcio afirmou que as questões ideológicas travaram uma licitação vencida por israelenses. “A questão diplomática interfere na Defesa. Houve agora uma concorrência, uma licitação. Venceram os judeus, o povo de Israel, mas por questões da guerra, o Hamas, os grupos políticos, nós estamos com essa licitação pronta, mas por questões ideológicas não podemos aprovar. O TCU não permitiu dar ao 2º colocado e nós estamos aguardando que essas questões passem para que a gente possa se defender”, disse.
O ministro citou um 2º caso do que chamou de “embaraço diplomático”, desta vez envolvendo a guerra na Ucrânia. “Temos uma munição aqui no Exército que não usamos. A Alemanha quis comprar. Está lá, custa caro para manter essa munição. Fizemos o negócio, um grande negócio. Não faz porque senão o alemão vai mandar para a Ucrânia, a Ucrânia vai usar contra a Rússia e a Rússia vai mexer nos nossos acordos de fertilizantes”.
A seguir, leia outros temas citados por Múcio e o que disse o ministro:
Quando você clica no botão "Aceito", você está concordando com os| Políticas de Privacidade | Seus dados serão tratados de acordo com as diretrizes estabelecidas no documento, garantindo sua privacidade e segurança online.
Fale conosco