O tráfego ferroviário foi totalmente interrompido nesta sexta-feira (7), na movimentada Gare du Nord (Estação do Norte), em Paris, após a descoberta de uma bomba da Segunda Guerra Mundial “no meio dos trilhos” na periferia da capital, informou a companhia ferroviária SNCF.
O artefato não detonado foi encontrado na madrugada durante obras de manutenção na região de Saint-Denis, no norte de Paris, segundo a SNCF. Trata-se de um “projétil da Segunda Guerra Mundial”, conforme divulgado no perfil oficial no X do trem suburbano RER B.
Nenhum trem de alta velocidade, incluindo o Eurostar (que faz a conexão com Londres), ou qualquer outro tipo de composição, está circulando nesta movimentada estação do centro de Paris. O tráfego “só será retomado ao término das operações de desativação do explosivo, que estão sendo organizadas pelos serviços especializados da prefeitura de polícia de Paris“, informou a empresa.
A decisão de interromper o tráfego foi tomada a pedido da polícia de Paris após a descoberta do artefato. Pela Estação do Norte passam cerca de 700 mil passageiros diários, segundo dados da SNCF.
O ministro dos Transportes da França, Philippe Tabarot, advertiu que o tráfego ferroviário será “muito perturbado durante todo o dia” e que, talvez, possa ser retomado parcialmente a partir das 16h locais (12h de Brasília).
“Não há nenhum temor em termos de segurança, mas há um procedimento e somos obrigados a cumpri-lo durante as operações de retirada de minas”, explicou. Tabarot e a empresa ferroviária pediram que a população adie suas viagens.
A bomba, que foi encontrada 200 metros ao norte do chamado cinturão periférico, não exigiu a retirada de nenhum morador de Saint-Denis porque o artefato estava “bastante longe” das zonas residenciais, informou a prefeitura local.
Esta não é a primeira vez que a descoberta de uma bomba da Segunda Guerra Mundial paralisa o tráfego ferroviário em Paris. Em 2019, um projétil encontrado ao noroeste da cidade interrompeu a circulação de trens entre a estação de Saint-Lazare e a periferia oeste da capital.