EUA e China: acordo deve se limitar a medidas pontuais – 10/06/2025 – Mundo

1749570489684853b979630_1749570489_3x2_rt.jpg


Esta é a edição da newsletter China, terra do meio desta terça-feira (10). Quer recebê-la toda semana no seu email? Inscreva-se abaixo:

Após uma longa ligação telefônica entre Trump e Xi na semana passada, delegações dos governos dos Estados Unidos e da China estão se reunindo desde segunda-feira (9) em Londres para tentar preservar a trégua na guerra comercial de 90 dias.

As conversas, que continuam nesta terça (10), estão focadas na disputa sobre o controle de minerais estratégicos, insumo essencial para setores como automotivo, aeroespacial e de defesa, cuja exportação a China restringiu como parte das retaliações às tarifas americanas.

A delegação dos EUA é liderada pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent, enquanto o vice-primeiro-ministro He Lifeng representa o lado chinês.

Trump adotou tom otimista na noite desta segunda e disse que os diálogos “vão bem”, mas sem antecipar decisões. Segundo assessores da Casa Branca, a expectativa é que a China libere o envio de minerais nos próximos dias, em linha com o que foi acordado por telefone com Xi Jinping.

Washington sinalizou que deve continuar pressionando por maior acesso ao mercado chinês, enquanto tenta conter a entrada de produtos manufaturados chineses e restringe a exportação de tecnologias sensíveis para o país asiático.

Pequim, por sua vez, enfrenta queda nas exportações e tenta reaquecer a economia com estímulos à produção industrial. Segundo o New York Times, as vendas chinesas aos EUA caíram mais de 34% em maio na comparação com o ano anterior.

Por que importa: não se engane, a despeito das declarações otimistas nos EUA, o entendimento geral entre quem tem acompanhado o desenrolar das tratativas é que qualquer acordo em Londres deve se limitar a medidas pontuais, sem reverter a tendência de distanciamento econômico entre os dois países.

Também não há expectativas que um texto nos moldes do obtido por Trump no primeiro mandato —quando a China se comprometeu (e nunca cumpriu) a comprar cotas de commodities americanas— seja alcançado no futuro próximo.


Pare para ver

Trecho da tela “Pacificando o Mar do Sul da China”, datada de 1810 e exposta atualmente em Hong Kong. Com mais de 18 metros de comprimento, é considerada uma das maiores obras-primas da pintura cantonesa. Leia mais sobre (e veja outros trechos da pintura) aqui.


O que também importa

★ O fundador da Huawei, Ren Zhengfei, admitiu que seus chips de IA estão atrás dos modelos dos EUA, mas disse que a empresa tem compensado com técnicas de empilhamento de componentes e computação em cluster —formas de somar a capacidade de vários chips. Em entrevista ao estatal Diário do Povo, ele afirmou que os EUA exageram os feitos da Huawei e negou que a empresa represente sozinha o avanço chinês no setor. A fala vem após Washington ampliar sanções e alertar que os chips Ascend da Huawei podem estar violando regras de exportação.

★ Um ex-pastor de 66 anos foi preso em Hong Kong, suspeito de abusar sexualmente de uma menina de 13 anos em duas ocasiões, entre 1993 e 1994, dentro de uma igreja. Segundo o South China Morning Post, a denúncia foi feita no mês passado por uma mulher de 44 anos, que afirma ter sido atacada enquanto estudava no local. A polícia investiga se há outras vítimas. O homem foi liberado sob fiança e deve se apresentar novamente às autoridades ainda neste mês.

★ Uma cientista chinesa foi presa ao desembarcar em Detroit, acusada de tentar contrabandear material biológico para um laboratório da Universidade de Michigan. Segundo o FBI, Chengxuan Han enviou amostras relacionadas a vermes que exigem permissão do governo para entrada nos EUA. O material havia sido interceptado anteriormente, inclusive escondido dentro de um livro. Aluna de pós-graduação em Wuhan, Han pretendia passar um ano no país e agora segue detida à espera de audiência. É o segundo caso semelhante em poucos dias, após a prisão de outra pesquisadora chinesa ligada ao envio ilegal de fungo tóxico.


Fique de olho

O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, afirmou que a aliança precisa fortalecer parcerias no Indo-Pacífico diante do avanço militar da China e sua aproximação com Rússia, Irã e Coreia do Norte.

Em discurso em um evento organizado pela Chatham House, em Londres, Rutte destacou que Pequim já tem a maior marinha do mundo e projeta alcançar 435 navios e mais de mil ogivas nucleares até 2030.

  • “O que vemos neste momento é um enorme aumento de capacidade militar na China. Não podemos pensar que existe um único teatro de operações, que é o teatro euro-atlântico. Temos que estar cientes de que tudo isso está interligado com o que está acontecendo no Pacífico,” disse.

Rutte também voltou a acusar a China de fornecer bens de uso dual (militar e civil) à Rússia, a despeito de sanções internacionais, e defendeu que a aliança militar dialogue com parceiros na região como Japão, Coreia do Sul, Nova Zelândia e Austrália para cooperar pela dissuasão militar a Pequim.

Por que importa: esse tipo de fala, cada vez mais comum no linguajar de líderes e burocratas da Otan, reforça o temor chinês de que a aliança tentará estrangular o país como fez com a União Soviética (e posteriormente com a Rússia).

Europa e EUA, porém, seguem negando que seja este o plano ou que estejam dispostos a estender aos parceiros da região a proteção de defesa mútua do Artigo 5 da aliança —que prevê resposta conjunta caso qualquer membro seja atacado por forças externas.


Para ir a fundo

A Embaixada da China está com um concurso de redação que vai dar eletrônicos, brindes e uma viagem com tudo pago para a China aos vencedores. Com o tema “A Modernização ao Estilo Chinês e o Brasil”, os textos devem ser enviados até 20 de junho e devem ter entre 1000 e 3000 palavras. Mais informações aqui. (gratuito, em português).

Quer comemorar o Festival do Barco-Dragão com um toque brasileiro? O Instituto Confúcio da Unesp realiza no sábado, dia 14, mais uma edição da Festa Junina combinada com o tradicional feriado chinês. O evento acontece às 17h na Rua Dom Luís Lasanha, 400, Ipiranga (São Paulo, SP). Saiba mais aqui. (gratuito)





Source link

Leia Mais

Real derrota Juventus para chegar às quartas do Mundial de

Real derrota Juventus para chegar às quartas do Mundial de Clubes

julho 1, 2025

naom_685ad22a69206.webp.webp

Corpo de Juliana Marins chega ao Brasil seis dias após ser resgatado na Indonésia

julho 1, 2025

Lula propõe feriado nacional em 2 julho

Lula propõe feriado nacional em 2 julho

julho 1, 2025

16802662356426d3fbac900_1680266235_3x2_rt.jpg

Rafael Correa: Ficaria louco se estivesse no lugar de Lula – 01/07/2025 – Mundo

julho 1, 2025

Veja também

Real derrota Juventus para chegar às quartas do Mundial de

Real derrota Juventus para chegar às quartas do Mundial de Clubes

julho 1, 2025

naom_685ad22a69206.webp.webp

Corpo de Juliana Marins chega ao Brasil seis dias após ser resgatado na Indonésia

julho 1, 2025

Lula propõe feriado nacional em 2 julho

Lula propõe feriado nacional em 2 julho

julho 1, 2025

16802662356426d3fbac900_1680266235_3x2_rt.jpg

Rafael Correa: Ficaria louco se estivesse no lugar de Lula – 01/07/2025 – Mundo

julho 1, 2025