Um avião da Air India que transportava 242 pessoas caiu em uma área civil minutos após decolar em Ahmedabad, nesta quinta-feira (12), informaram a companhia aérea e a polícia, sem especificar se houve sobreviventes. O avião estava a caminho do aeroporto de Gatwick, em Londres, no Reino Unido.
As mais de 240 pessoas a bordo incluíam 217 adultos e 11 crianças, disse uma pessoa com conhecimento do assunto à agência de notícias Reuters. Eram 169 cidadãos indianos, 43 britânicos, sete portugueses e um canadense.
“Neste momento, estamos apurando os detalhes e compartilharemos atualizações adicionais”, disse a Air India na rede social X. Segundo o site de rastreamento de aviação Flightradar24, o avião era um Boeing 787-8 Dreamliner, uma das aeronaves de passageiros mais modernas atualmente.
O acidente ocorreu quando a aeronave estava decolando, informaram canais de televisão. Uma emissora mostrou o avião decolando sobre uma área residencial e, depois, desaparecendo da tela antes de uma enorme nuvem de fogo subir acima das casas.
Imagens também mostraram destroços em chamas, uma espessa fumaça preta próxima ao aeroporto e pessoas sendo transportadas em macas e levadas em ambulâncias.
De acordo com o controle de tráfego aéreo do aeroporto de Ahmedabad, cidade no oeste da Índia, a aeronave partiu às 13h39 locais (5h09 no Brasil) da pista 23. Emitiu um chamado “Mayday”, sinalizando uma emergência, mas depois não houve mais resposta da aeronave. O Flightradar24 também informou que recebeu o último sinal da aeronave segundos após a decolagem.
A Boeing não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Após o acidente, o aeroporto de Ahmedabad suspendeu todas as operações de voo. O último acidente aéreo fatal na Índia foi em 2020 e envolveu a Air India Express, o braço de baixo custo da companhia aérea.
O Boeing-737 da companhia aérea ultrapassou uma pista “table-top” no Aeroporto Internacional de Kozhikode, no sul do país. O avião derrapou da pista, mergulhando em um vale e colidindo com o solo de frente. Vinte e uma pessoas morreram nesse acidente.
A Air India, anteriormente estatal, foi assumida pelo conglomerado indiano Tata Group em 2022 e fundida com a Vistara —uma joint venture entre o grupo e a Singapore Airlines— em 2024. A Tata disse que um centro de emergência havia sido ativado e uma equipe de apoio foi estabelecida para famílias que buscam informações.