Dois navios da China entraram em colisão enquanto perseguiam uma lancha de patrulha das Filipinas no mar do Sul da China, informou o governo filipino, que divulgou imagens do incidente nesta segunda-feira (11).
O caso ocorreu perto do atol de Scarborough —território disputado por China e Filipinas—, quando a Guarda Costeira filipina escoltava barcos que distribuíam ajuda aos pescadores na região, informou o porta-voz Jay Tarriela.
O governo filipino divulgou um vídeo que mostra o momento da colisão entre a embarcação da Guarda Costeira chinesa e um navio maior.
“O CCG 3104 (navio da Guarda Costeira chinesa), que perseguia o BRP Suluan (navio da Guarda Costeira filipina) a alta velocidade, executou uma manobra arriscada que provocou a colisão com o navio chinês”, disse Tarriela.
“Isto causou danos substanciais à proa do navio do CCG, deixando-o inapto para navegar”, acrescentou. O porta-voz disse que a tripulação chinesa não respondeu à oferta de ajuda do navio filipino.
China e Filipinas registram incidentes frequentes no mar do Sul da China, que Pequim reivindica quase em sua totalidade, apesar de uma decisão internacional já ter determinado que a postura de Pequim não possui base legal.