Pelo menos 31 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas neste sábado (27) após um tumulto num comício realizado pelo ator indiano Vijay, que está em campanha eleitoral, informaram autoridades estaduais. O evento ocorria no distrito de Karur, no estado de Tamil Nadu, no sul da Índia.
Milhares de pessoas se reuniram para o encontro, que faz parte da turnê estadual de Vijay para seu partido político, o Tamilaga Vettri Kazhagam. A causa da confusão que gerou a tragédia ainda é incerta, mas episódios como este são relativamente comuns na Índia.
Vijay, um ator conhecido no país e que usa apenas seu prenome, lançou um partido político no ano passado e começou a fazer campanha para o pleito estadual, que ocorre no ano que vem.
O governador de Tamil Nadu, MK Stalin, deverá visitar o local do incidente neste domingo (28).
“O incidente lamentável durante um comício político em Karur é profundamente triste”, disse o primeiro-ministro Narendra Modi em uma publicação no X.
“As notícias vindas de Karur são preocupantes”, disse Stalin em uma publicação no X, acrescentando que havia orientado funcionários a fornecer ajuda médica urgente àqueles que desmaiaram no comício de Karur e ordenado assistência adicional da vizinha Tiruchirappalli.
Pelo menos 44 médicos de Tiruchirappalli e Salem foram enviados a Karur, segundo relatos da mídia.