O presidente Lula (PT) se encontrou com o americano Donald Trump neste domingo (26), às margens da cúpula da Asean, na Malásia. Depois da tensão entre os dois países, que arrefeceu com a “química” na Assembleia-Geral da ONU e um telefonema, a reunião era cercada de expectativas e foi descrita pelo governo brasileiro como amistosa, franca e muito positiva.
O principal tema à mesa foi o tarifaço e, segundo o chanceler Mauro Vieira, Trump aceitou um pedido de Lula para que uma nova rodada de negociações começasse imediatamente. O presidente brasileiro também tratou das sanções a autoridades brasileiras e sobre a tensão militar crescente entre Estados Unidos e Venezuela, se colocando à disposição para atuar como mediador.
O encontro com Trump foi uma das principais agendas de Lula no Sudeste Asiático. O presidente fez ainda visitas aos líderes da Malásia e da Indonésia. A presença de Lula, Trump e outros chefes de governo na cúpula da Asean (bloco de países da região) reforçou a importância econômica e geopolítica dessas nações, em meio à guerra tarifária dos Estados Unidos, à busca por novos mercados e às disputas por influência com a China.
O Café da Manhã desta segunda-feira (27) conta como foi o aguardado encontro entre Lula e Trump e explica por que os olhos de muita gente estão voltados para o Sudeste Asiático. A correspondente da Folha na Ásia, Victoria Damasceno, enviada a Kuala Lumpur, faz ainda um balanço da viagem do presidente brasileiro; e a especialista em Ásia do Cebri Larissa Wachholz, que pesquisa o continente há mais de 15 anos, analisa as oportunidades da região.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores, Gustavo Simon e Gabriela Mayer. A produção é de Gustavo Luiz, Laura Lewer e Thiago Bethônico. A edição de som é de Lucas Monteiro.




