
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em sua 25ª edição, o Troféu Raça Negra homenageou os 81 anos de vida e 51 de carreira da cantora, sambista, atriz, ativista, deputada estadual e compositora Leci Brandão.
Parlamentar pelo PCdoB há quatro mandatos consecutivos, Leci é a segunda mulher negra eleita deputada estadual na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).
Ao chegar à premiação, a homenageada enalteceu sua trajetória no estado de São Paulo. “Eu estou muito emocionada porque eu sou carioca de Madureira, mas esse estado aqui, essa cidade, virou a chave da minha vida, me deu todas as oportunidade que uma mulher preta precisa ter.”
“Eu não fiz nada de mais, não. Deus que me deu emoção, me deu sabedoria pra poder construir tudo isso, mas a grande sabedoria que eu tive foi de uma mulher servente de escola pública, dona Lecy de Assumpção Brandão, minha mãe, que já está nos braços de Deus”, continuou ao citar sua mãe, que morreu aos 96 anos em 2019.
A premiação entrega estatuetas a 20 personalidades negras do Brasil, sendo 19 na cor prata, concebida especialmente para esta edição de bodas de prata do evento. Leci recebe o troféu dourado.
Entre as personalidades homenageadas na premiação, a mistura da Cultura, Margareth Menezes, fez reverência a Leci. “O Troféu Raça tem essa grande missão. É um grande prazer para nós, porque é um momento onde nós podemos celebrar o nosso povo, a nossa gente, a nossa cultura e celebrar Leci Brandão.”
VEJA ABAIXO A LISTA DE HOMENAGEADOS
Leia Também: Vanessa da Mata afirma ter enfrentado assédios e tentativas de estupro
Quando você clica no botão "Aceito", você está concordando com os| Políticas de Privacidade | Seus dados serão tratados de acordo com as diretrizes estabelecidas no documento, garantindo sua privacidade e segurança online.
Fale conosco