O presidente Volodimir Zelenski disse neste domingo (30) que nomeou a ex-embaixadora da Ucrânia nos Estados Unidos, Oksana Markarova, como sua nova conselheira para reconstrução e investimento.
“A partir de hoje, Oksana Markarova continuará apoiando nosso Estado como minha conselheira para Reconstrução e Investimentos”, escreveu o ucraniano no X.
“Além do objetivo fundamental de defender nossa independência e do trabalho diário para garantir a sobrevivência da Ucrânia, temos um objetivo de longo prazo: dar à Ucrânia a capacidade de se reconstruir após os combates e restaurar o desenvolvimento econômico normal”, disse Zelenski.
Economista de formação, Markarova tem 49 anos e foi embaixadora nos Estados Unidos de fevereiro de 2021 a agosto de 2025. Antes, ocupou o cargo de ministra da Fazenda de 2018 a 2020.
O anúncio ocorre em meio a uma crise interna que causou a queda de Andrii Iermak, chefe de gabinete de Zelenski e responsável pela negociação do acordo de paz com a Rússia proposto pelo governo dos Estados Unidos.
Iermak, tido como o segundo homem mais poderoso da Ucrânia, foi alvo de uma operação policial em sua casa e demitido logo depois, na sexta-feira (28).
O teor da investigação não foi revelado, mas a suspeita é que o caso tenha relação com o suposto desvio de ao menos US$ 100 bilhões (cerca de R$ 530 bilhões) do setor de energia, que já derrubou os ministros da Energia e da Justiça.
O próprio Zelenski havia sido criticado em junho, quando tentou limitar a capacidade de investigação de pessoas em alto escalão por parte do Escritório Nacional Anticorrupção e da Procuradoria Especializada Anticorrupção, dois órgãos públicos que lideram a investigação contra Iermak.
A tentativa levou milhares às ruas em protestos contra Zelenski, os maiores desde a invasão do país em fevereiro de 2022.
Iermak chefiou a delegação que foi a Genebra no dia 23 de novembro para se encontrar com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, e o enviado especial de Trump para missões de paz, Steve Witkoff, e negociar alterações no plano para o fim da guerra apresentado pelos Estados Unidos.
Neste sábado (29), uma delegação de negociadores ucranianos viajou aos Estados Unidos para dar continuidade às negociações sobre o plano de Washington. A missão é chefiada pelo secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov.
O grupo deve se encontrar com Rubio, Witkoff e Jared Kushner, genro do presidente Donald Trump, neste domingo (30), na Flórida.
Nesta segunda-feira (1º), o próprio Zelenski viaja a Paris para uma reunião com o presidente francês Emmanuel Macron.




