Um deslizamento de terra em um porto fluvial em Ucayali, na região central do Peru matou 12 pessoas e deixou outras 30 desaparecidas nesta segunda-feira (1º), segundo autoridades peruanas.
O deslizamento arrastou e afundou duas embarcações de passageiros que estavam atracadas no porto de Iparia, informou a agência de notícias estatal. Há “12 mortos e 30 desaparecidos” devido ao “trágico acidente fluvial”, informou a emissora, citando um relatório da Polícia Regional de Ucayali.
Grupos de pessoas foram vistos correndo ao longo da margem do rio, enquanto malas e mercadorias flutuavam ao fundo, de acordo com imagens divulgadas por veículos de imprensa locais.
O capitão da Marinha, Jonathan Novoa, afirmou à agência de notícias AFP, que nove corpos haviam sido recuperados até o início desta tarde. Há também aproximadamente 25 feridos, e o número de desaparecidos pode chegar a 40, segundo ele. As autoridades estão trabalhando com as famílias para tentar determinar o número exato de pessoas ainda desaparecidas.
Os esforços de busca são difíceis porque o rio Ucayali tem correnteza forte, com destroços e redemoinhos, disse o oficial. Ainda não se sabe quantas pessoas estavam nos barcos, acrescentou. “Estamos na época de cheias (…) e havia neblina no momento do acidente, o que dificulta as buscas”, afirmou.
O Centro Nacional de Operações de Emergência (Coen), parte da agência de defesa civil, informou que um dos barcos estava vazio e “o outro tinha aproximadamente 50 pessoas a bordo”, segundo um comunicado em suas redes sociais.
O incidente ocorreu nas primeiras horas da manhã “em decorrência da erosão das margens do rio”. “A Marinha foi solicitada para auxiliar nas operações de busca e resgate”, afirmou a agência, acrescentando que há “pessoas desaparecidas, mortas e feridas”, sem fornecer um número específico.
Os barcos estavam atracados quando o deslizamento de terra ocorreu no início da estação chuvosa. A equipe de resgate confirmou que ao menos três crianças estão entre os mortos.




