O Irã advertiu o presidente americano Donald Trump que qualquer ataque dos Estados Unidos levaria Teerã a contra-atacar Israel e bases militares regionais dos Estados Unidos como “alvos legítimos”. O presidente do Parlamento, Mohammad Baqer Qalibaf, fez o alerta neste domingo (11).
Israel está em alerta máximo para a possibilidade de uma intervenção no Irã em apoio aos protestos no país persa, disseram três fontes israelenses. No sábado (10), o líder americano disse que seu país está “pronto para ajudar” os manifestantes, além de outras ameaças de interferência.
Também no sábado, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netayahu, conversou por telefone com o secretário de Estados americano, Marco Rubio, sobre a possibilidade de intervenção, de acordo com fonte de Israel que participou da reunião. Um funcionário americano confirmou a reunião.
O Irã enfrenta manifestações por conta da situação econômica do país. Ao menos 116 pessoas morreram, de acordo com a ONG de direitos iranianos Hrana.




