Os Estados Unidos devolveram um petroleiro à Venezuela, disseram duas autoridades americanas à agência de notícias Reuters nesta quarta-feira (28). Foi a primeira vez que o governo Donald Trump entregou um cargueiro capturado do país sul-americano. Não está claro se o navio foi devolvido com ou sem o petróleo que carregava quando foi apreendido.
Washington impôs um bloqueio naval há meses, dizendo ter como alvo “navios sancionados” que escoam o petróleo venezuelano para países como a China. Forças americanas já capturaram pelo menos sete petroleiros desde o final de 2025, quando a campanha militar contra Caracas começou.
De acordo com as autoridades ouvidas pela Reuters, o cargueiro devolvido é o Sophia, de bandeira panamenha. É um superpetroleiro, capaz de transportar cerca de 2 milhões de barris de petróleo por viagem e que pesa mais de 200 mil toneladas. As autoridades americanas não explicaram o porquê da devolução do navio à Venezuela.
O Sophia foi capturado no dia 7 de janeiro pelas Forças Armadas dos EUA. Na ocasião, o governo Trump disse que o navio estava sob sanções.
Desde a captura de Nicolás Maduro durante a invasão americana da Venezuela, Washington vem trabalhando com a líder interina, Delcy Rodríguez, para abrir o setor petrolífero do país a empresas dos EUA.
A relação, entretanto, passa por instabilidades, com Delcy dizendo na última segunda (26) que “chega de ordens” de Washington, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, ameaçando que a líder interina pode ter o mesmo destino de Maduro.




