
Uma nova onda de ataques russos contra a Ucrânia na madrugada desta terça-feira feriu várias pessoas e deixou milhares sem aquecimento em meio a temperaturas de -20 C°.
Os impactos do ataque foram sentidos principalmente na capital Kyiv, em Dinipro e em Kharkiv. Cortes de energia também estão sendo observados em outras grandes cidades do país.
Edifício danificado e parque infantil coberto de neve em Kyiv, Ucrânia, após ataques a infraestruturas críticas
O coordenador humanitário da ONU na Ucrânia, Matthias Schmale, declarou que “ataques sistemáticos pela Rússia em infraestruturas críticas afetam o dia a dia de milhões de pessoas e criam condições ameaçadoras para os mais vulneráveis, como idosos e crianças”.
Ele lembrou que o direito humanitário internacional proíbe ataques deliberados contra infraestruturas civis que são necessárias para a sobrevivência das pessoas
Em resposta a interrupções na energia, aquecimento e água, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, está ampliando a resposta para ajudar a manter serviços essenciais funcionando para crianças e famílias na Ucrânia.
Desde novembro de 2025, a agência entregou 106 geradores de capacidade média e grande em todo o país para apoiar concessionárias de água e empresas de aquecimento distrital.
Mais 149 geradores de capacidades variadas serão lançados nas próximas semanas para reforçar ainda mais as operações e fortalecer reservas de energia onde as necessidades continuarem urgentes.
A distribuição dos geradores conta com apoio dos governos do Reino Unido, Estados Unidos e Dinamarca.
Segundo o Unicef, esse reforço aos municípios ajudará a reduzir interrupções, possibilitará reparos e restaurará serviços mais rapidamente, proporcionando aquecimento mais sustentável para hospitais, escolas e residências.
As entregas emergenciais de geradores seguem meses de preparação para o inverno e investimentos anteriores, incluindo estoques preposicionados.
Os geradores fornecidos pela Unicef estão sendo distribuídos na Ucrânia à medida que o inverno se aprofunda.
O representante do Unicef na Ucrânia, Munir Mammadzade, disse que “crianças e suas famílias estão em modo constante de sobrevivência neste momento”.
Segundo ele, em todo o país, serviços vitais para crianças e famílias estão sobrecarregados e os pais estão tendo dificuldades para manter seus filhos aquecidos, preparar alimentos quentes e acessar água corrente regularmente.
A perda de energia em temperaturas de congelamento resultou em trincos nos canos de água e aquecimento, tornando os edifícios rapidamente inseguros. Com menos -20 °C, casas sem aquecimento não são apenas desconfortáveis, mas também perigosas.
Para crianças, a exposição prolongada ao frio extremo pode levar à hipotermia e agravar condições respiratórias. A escuridão e as temperaturas congelantes também intensificam o medo e o estresse.
Os geradores adicionais fazem parte da resposta em grande escala do Unicef durante o inverno, que até o momento tem apoiado 1,2 milhão de pessoas por meio de energia de reserva e reparos na infraestrutura de água e aquecimento.
A agência também fornece assistência financeira para quase 187 mil pessoas, incluindo 88 mil crianças.
Quando você clica no botão "Aceito", você está concordando com os| Políticas de Privacidade | Seus dados serão tratados de acordo com as diretrizes estabelecidas no documento, garantindo sua privacidade e segurança online.
Fale conosco