Mais de 70 tigres morreram nas últimas semanas em um zoológico privado no norte da Tailândia. As mortes foram causadas por infecção viral e bacteriana, segundo as autoridades locais.
Os exames detectaram a presença do vírus da cinomose canina, que é altamente contagioso e pode afetar grandes felinos, além de bactérias do sistema respiratório. A informação foi divulgada pelo Departamento de Pecuária da província de Chiang Mai nesta sexta-feira (20), em um comunicado a respeito da morte dos 72 animais.
“Quando os tigres adoecem, é mais difícil detectar do que em animais como gatos ou cães. Quando percebemos que estavam afetados, já era tarde demais”, afirmou diretor do órgão, Somchuan Ratanamungklanon, em entrevista a um veículo local.
Os felinos estavam em cativeiro no Tiger Kingdom, com o qual a agência de notícias AFP não conseguiu contato. Segundo o site do zoológico, visitantes podem “acariciar, tocar e tirar fotos de perto” com os animais.
“Esses tigres morreram da mesma forma que viveram: na miséria, no cativeiro e no medo. É hora de o governo tailandês fechar essas operações de uma vez por todas”, afirmou à AFP a organização de defesa animal Peta Ásia.
“Se os turistas parassem de frequentar, esses lugares deixariam de ser rentáveis rapidamente e tragédias como esta seriam muito menos prováveis”, acrescentou.




