Um agente do ICE, o serviço de imigração dos Estados Unidos, tentou invadir o consulado do Equador em Minneapolis, disse nesta terça-feira (22) o Ministério das Relações Exteriores do país sul-americano. A cidade nos EUA é alvo há semanas de operação do governo Donald Trump contra imigrantes, e dois cidadãos americanos já foram mortos por agentes federais em menos de um mês.
Segundo o governo em Quito, “os funcionários [do consulado] impediram a entrada” do agente na manhã desta terça para garantir a proteção dos equatorianos que estavam no prédio e ativaram protocolos de emergência.
Após a tentativa de invasão, “a ministra das Relações Exteriores [Gabriela Sommerfeld] apresentou imediatamente uma nota de protesto à Embaixada dos Estados Unidos no Equador, para que atos dessa natureza não se repitam em nenhuma das repartições consulares do Equador nos EUA”, disse a chancelaria, que não deu mais detalhes da invasão.
Até o início desta noite, o ICE e Casa Branca não se pronunciaram sobre o ocorrido. Via de regra, o direito internacional proíbe que policiais ou quaisquer integrantes do governo do país-sede entrem em consulados ou embaixadas sem a permissão do cônsul ou embaixador.
O governo do presidente Daniel Noboa é considerado próximo a Trump. Reeleito em abril, o líder equatoriano foi um dos primeiros da América do Sul a se encontrar com Trump em 2025, após a volta do republicano à Casa Branca.
O equatoriano também tem buscado maior cooperação dos EUA no combate ao narcotráfico. Em novembro do ano passado, por exemplo, Noboa foi derrotado em um plebiscito que convocou para permitir a instalação de bases militares americanas no Equador como forma de combater o crime oprganizado.
Ainda assim, seu governo segue buscando maior presença militar dos EUA no país. Sommerfeld, a chanceler equatoriana, se reuniu com autoridades americanas no último domingo (25) para firmar acordos de cooperação entre as Forças Armadas de Washington e Quito.
Nos últimos anos, o Equador passou de um dos países mais seguros para um dos mais violentos da América Latina, com facções mexicanas e colombianas disputando o controle de novas rotas de tráfico de cocaína no Oceano Pacífico.
Noboa já foi acusado de desrespeitar a imunidade diplomática de outros países no passado. Em abril de 2024, policiais invadiram a embaixada do México em Quito para retirar à força do local o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, acusado de corrupção. Os dois países romperam relações e permanecem sem contato diplomático desde então, com a Suíça atuando como representante da Cidade do México em Quito e vice-versa.
A tentativa de invasão do consulado do Equador em Minneapolis acontece depois de semanas de operações anti-imigração na cidade e no estado de Minnesota, ambos governados pelo Partido Democrata.
Após a morte do enfermeiro Alex Pretti, Trump ensaia um recuo em seu apoio às ações do ICE. Pretti foi baleado pelo menos dez vezes por agentes do CBP, a agência de proteção de fronteiras dos EUA. Na segunda (26), o prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, disse que Trump concordou em retirar da cidade parte dos agentes federais.
Em outro sinal de mudança de estratégia, Trump demitiu o comandante do CBP para a operação de Minneapolis, Gregory Bovino, de acordo com a revista The Atlantic. Bovino, que também esteve à frente da campanha de deportação da Casa Branca em Los Angeles e Chicago, deve voltar para seu cargo na Califórnia e se aposentar em breve. Após a morte de Pretti, Bovino disse que o enfermeiro queria massacrar agentes federais.
As cidades gêmeas de Minneapolis e St.Paul, que juntas concentram mais da metade da população do estado de Minnesota, têm uma comunidade equatoriana significativa. Os imigrantes vindos do país sul-americano estão entre os alvos das agências de imigração do governo Trump —a criança de 5 anos de idade apreendida pelo ICE no último dia 20, por exemplo, é equatoriana.
Liam Conejo Ramos e o pai, Adrian Conejo Arias, estão detidos em centro do ICE no Texas. Um juiz federal determinou nesta terça que os dois não podem ser deportados dos EUA.




