Um ataque armado após uma partida de futebol deixou 11 mortos e 12 feridos em Salamanca, no estado mexicano de Guanajuato, neste domingo (25). O prefeito da cidade atribuiu a onda de violência à presença de diversos grupos do crime organizado.
Homens armados invadiram o local após a partida e dispararam contra os que se encontravam no campo de futebol, informou o prefeito de Salamanca, César Prieto.
Ele chegou a fazer um apelo ao governo da presidente do México Claudia Sheinbaum para que o ajude a “recuperar a paz” em sua localidade.
“Foi confirmada a morte de 11 pessoas, das quais 10 perderam a vida no local e uma enquanto recebia atendimento médico em um centro hospitalar”, disse o município em um comunicado.
As autoridades municipais informaram que forças de segurança realizaram uma operação para encontrar os responsáveis.
A cidade, onde opera uma importante refinaria da estatal Petróleos Mexicanos (Pemex), viveu um fim de semana conturbado com a descoberta na noite de sábado (24) de quatro bolsas com restos humanos.
Em Guanajuato, operam principalmente o Cartel de Santa Rosa de Lima e o CJNG (Cartel Jalisco Nova Geração), um dos mais poderosos do México.
Guanajuato, um importante enclave industrial com fábricas de montagem de automóveis internacionais e numerosos atrativos turísticos, é um dos estados mais violentos do México devido à presença de grupos do crime organizado, que disputam a distribuição de drogas no varejo e o roubo de dutos de combustível, segundo analistas.




