Presidente do TSE diz que tentativa de infiltração é “bastante grave” e “não pode ser subestimada” pela Justiça
A uma semana do 1º turno das eleições municipais, a serem realizadas em 6 de outubro, a presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia, ressaltou que a tentativa do crime organizado de influenciar e se infiltrar nos pleitos é “bastante grave” e “não pode ser subestimada”.
“Há um risco real de que esse comportamento se estenda às instâncias estaduais e até nacionais. É grave esse atrevimento criminoso. […] Há indícios de envolvimento de facções criminosas. Tudo isso mostra que a questão não pode ser subestimada”, disse, em entrevista ao jornal O Globo.
“Devemos adotar medidas imediatas, tanto para evitar que os criminosos alcancem seus objetivos quanto para impedir que algo que já tenha começado em outros momentos se perpetue”, concluiu.
A ministra condenou os episódios de violência na campanha eleitoral em São Paulo. Em um dos casos, o candidato José Luiz Datena (PSDB) arremessou uma cadeira em Pablo Marçal (PRTB), enquanto 0 cinegrafista do ex-coach agrediu o marqueteiro de Ricardo Nunes (MDB) com um soco.
Cármen Lúcia declarou ainda que, embora exista o “impulso” de reagir com violência diante de um “não”, atos de agressão não devem ser tolerados.
“Se o Estado existe para garantir a pacificação social, como pode alguém que se apresenta de forma agressiva ser um pacificador quando assumir o cargo? A pessoa que trabalha o dia inteiro quer chegar em casa, assistir a um debate esperando ver propostas para sua cidade e aí assiste a um pugilato? Não é aceitável. A legislação pune toda forma de agressão. É preciso que essa legislação seja cumprida com rigor”, afirmou.
O episódio mais recente se deu durante um debate promovido pelo Grupo Flow na 2ª feira (23.set), quando Nahuel Medina agrediu com um soco o marqueteiro da campanha de reeleição do emedebista, Duda Lima.
Quando você clica no botão "Aceito", você está concordando com os| Políticas de Privacidade | Seus dados serão tratados de acordo com as diretrizes estabelecidas no documento, garantindo sua privacidade e segurança online.
Fale conosco