A reunião de cúpula entre Donald Trump e Vladimir Putin, que pode ou não mudar o rumo da Guerra da Ucrânia e da relação entre as duas maiores potências nucleares do planeta, alterou a rotina da pacata Anchorage, no Alasca.
Não só lá: a internet está inundada de memes e criações de IA (inteligência artificial) brincando com o evento, que ocorre nesta sexta-feira (15), e a propaganda russa criou uma peça bizarra mostrando a “dança da paz” entre os países.
Na sede da cúpula, cenas inusitadas se sucedem. O chanceler russo, Serguei Lavrov, foi filmado chegando a Anchorage usando um blusão branco com as iniciais CCCP, letras cirílicas da sigla União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
O diplomata foi duramente criticado na internet pelo chiste —a Ucrânia era o segundo mais importante país dos 15 que compunham a União Soviética, império comunista falecido em 1991, com a Rússia sendo a força dominante. Faltou sutileza ante o momento atual, em que Putin quer para si ao menos 20% do vizinho invadido em 2022.
A comitiva russa chegou em vários voos separados a partir da quinta (14). O negociador Kirill Dmitriev, chefe do poderoso fundo soberano do país, postou fotos no avião e em frente a um cais, como um turista desavisado.
É incerto se ele viu, contudo, o que aconteceu nas ruas da cidade. Manifestantes com bandeiras ucranianas e faixas dizendo que os russos não mandariam na Ucrânia e no Alasca, que foi território do país de Putin até ser vendido aos EUA em 1867, se reuniram em pontos no centro de Anchorage.
Nas ruas que saem do aeroporto internacional da cidade, bandeiras ucranianas foram desfraldadas. O clima é favorável, dado que por lá é o verão, de forma relativa: a sexta terá tempo parcialmente nublado e temperaturas de 11 a 17 graus Celsius. Para o Alasca, deu praia.
Isso, aliás, criou problemas logísticos. Como é alta temporada na cidade, os hotéis estão lotados. A comitiva de jornalistas russos credenciados do Kremlin, que viajou em um avião do governo, foi alocada em um ginásio da Alaska Airlines —em vez de quartos, biombos de pano com camas de campanha.
A movimentação da apressada cúpula, que ocorrerá dentro da protegida área de uma grande base militar no norte da cidade, deixou o espaço aéreo de Anchorage cheio de voos de apoio.
As limusines presidenciais de Putin e de Trump foram trazidas de Moscou e Washington em aviões de transporte. Os líderes raramente se locomovem de outra forma em eventos oficiais.
Já no mundo virtual, a cúpula inédita neste mandato de Trump mexeu com a criatividade da IA. Vídeos mostrando Trump e Putin em pleno “bromance”, comendo espetinhos juntos na neve e até dançando uma versão de “YMCA”, o hino gay favorito do presidente americano, com um urso polar se multiplicaram.
Quase invariavelmente, o presidente ucraniano excluído do debate sobre seu país, Volodimir Zelenski, aparece chorando, observando ao longe a festa da dupla. Em um vídeo, ele está acompanhado do presidente francês Emmanuel Macron, em outros, da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, seus aliados.
Menos espirituosa é uma peça ucraniana de IA que mostra Putin chegando a um ponto secreto do Alasca para a reunião. Ao desembarcar da limusine, um atirador à distância o mata com um tiro na cabeça. Memes dos dois lados também pululam com mensagens semelhantes.
No mais popular programa nacionalista da TV estatal russa, comandado pelo radical Vladimir Soloviev, foi mostrado um vídeo em “live action” com uma dita dança da paz. Nele, uma bailarina vestida com a bandeira russa divide o palco com um moço embrulhado no estandarte americano.
Cenas de encontros de autoridades dos dois países ao longo da história se sucedem, culminando com um aperto de mão entre Putin e Trump no mandato anterior do americano. Ao fim do minuto da peça, ornada com uma música lacrimosa, a mensagem: “Juntos criamos o futuro”.