O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (2) que os rumores de que estava com problemas de saúde e até boatos de que tinha morrido durante o fim de semana eram “fake news”.
“Relatos sobre a minha saúde são fake news. Eu estive muito ativo durante o fim de semana”, disse o presidente a jornalistas.
Boatos de que Trump estava com problemas graves de saúde e até de que ele havia morrido tomaram conta da internet, com picos de buscas pelo nome do presidente junto da palavra “morto”, durante o fim de semana.
Os rumores supunham que Trump estava com problemas de saúde porque o presidente americano ficou alguns dias sem aparições públicas e iniciou o fim de semana com uma agenda vazia de compromissos oficiais. Uma mancha escura em sua mão direita também chamou a atenção durante reunião televisionada no início da semana passada.
Em julho, Trump recebeu um diagnóstico de insuficiência venosa crônica após ser examinado por seu médico devido a inchaço nas pernas, de acordo com a Casa Branca.
Segundo o médico presidencial, a condição é uma anormalidade do sistema venoso na qual vasos danificados das pernas não mantêm um fluxo sanguíneo adequado, afirmou a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, quando o diagnóstico foi revelado.
Ela acrescentou, na ocasião, que o presidente foi submetido a uma bateria completa de exames que incluiu testes vasculares.
A fala a jornalistas nesta terça sobre sua saúde foi a primeira do presidente americano desde os rumores do fim de semana.
Na mesma declaração, Trump afirmou que vai trocar a sede do Comando Espacial, órgão dentro do Departamento de Defesa responsável pelas ações militares no espaço.
Atualmente, o comando fica em Colorado Springs, em Colorado, estado em que candidatos democratas à Presidência foram os mais votados desde Barack Obama, em 2008. A sede do comando será transferida para Huntsville, no Alabama, onde candidatos republicanos à Presidência são os mais votados desde Ronald Reagan, em 1980.
“Nós amamos o Alabama. Eu só ganhei lá por cerca de 47 pontos. Não acho que isso tenha influenciado minha decisão, no entanto”, disse Trump a repórteres e parlamentares reunidos no Salão Oval.
A decisão reverte uma medida tomada durante a gestão do ex-presidente democrata Joe Biden, que havia feito de Colorado Springs a sede permanente do comando militar espacial.
Autoridades de Defesa do país já estimaram que a realocação da sede, que se tornou totalmente operacional em dezembro de 2023, poderia custar centenas de milhões de dólares e levar de 3 a 4 anos para ser concluída.
Cerca de 1.700 pessoas trabalham no Comando Espacial, de acordo com registros do Congresso.
Trump frequentemente relaciona decisões de financiamento federal à política. O presidente já bloqueou a mudança da sede do FBI para Maryland, chamando-o de “estado liberal”, e sugeriu vincular a ajuda para desastres na Califórnia às decisões políticas do estado, majoritariamente democrata.
Huntsville é um importante polo de empresas de Defesa e há muito tempo faz lobby pela mudança de sede do Comando Espacial.