Depois de uma disputa que se estendeu até a CAS (Corte Arbitral do Esporte), a ginasta romena Ana Maria Barbosu recebeu nesta sexta-feira (16) a medalha de bronze por sua apresentação na decisão do solo dos Jogos Olímpicos de Paris.
Barbosu recebeu o bronze das mãos de Octavian Morariu, membro do COI (Comitê Olímpico Internacional), e de Mihai Covaliu, presidente do Comité Olímpico e Desportivo Romeno, em uma cerimônia simples, feita na cidade de Bucareste.
A medalha ficou com a romena após a decisão final da CAS (Corte Arbitral do Esporte), que anulou a revisão da nota da ginasta americana Jordan Chiles, anteriormente premiada com a terceira maior nota.
Chiles acabou obrigada a devolver a medalha de bronze. A americana lamentou a decisão do tribunal e, nas redes sociais, classificou a determinação como “injusta”, embora não culpe diretamente sua rival romena.
Ana Maria Barbosu, por sua vez, agradeceu pelo esforço da federação romena de ginástica de brigar até o fim pela premiação.
“O resultado veio depois de muitos anos de trabalho. Agradeço aos treinadores sem os quais eu não teria conseguido, desde os primeiros até aqueles que me levaram às Olimpíadas“, disse a romena. “A resolução desta situação foi possível graças à federação e ao escritório de advocacia que não desistiram de nós, desportistas, e que lutaram por nós”, acrescentou.
Na mesma prova em que a romena agora foi premiada, Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro e a americana Simone Biles ficou com a prata.