O governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom, disse em uma entrevista transmitida neste domingo (26) que considera concorrer à presidência dos Estados Unidos em 2028 e deve se decidir após as eleições de meio de mandato, em novembro de 2026.
Newsom fez alguns movimentos este ano para testar o terreno para uma possível candidatura presidencial e ganhou destaque dentro de seu partido ao confrontar o presidente republicano Donald Trump em uma série de questões, entre elas a decisão do presidente de enviar tropas da Guarda Nacional a Los Angeles.
“Estou ansioso para ver quem se apresentará em 2028 e quem participará desse momento”, disse Newsom no programa Sunday Morning, da CBS News.
Quando questionado se estava considerando uma candidatura à Casa Branca, Newsom disse: “Sim, eu estaria mentindo se dissesse o contrário.”
Newsom tem impulsionado a Califórnia na linha de frente dos esforços democratas para redesenhar os mapas de distritos eleitorais para contrabalançar esforços semelhantes aos de estados liderados por republicanos. Os dois partidos lutam pelo controle da Câmara dos EUA nas eleições de 2026.
Também neste fim de semana, a ex-vice-presidente dos Estados Unidos Kamala Harris disse à BBC que pode concorrer de novo à Casa Branca.
Kamala disse que possivelmente será presidente um dia e está confiante de que haverá uma mulher na Presidência do país no futuro. Ela chamou Trump de tirano e disse que os alertas que fez sobre ele durante a campanha eleitoral se provaram corretos.




