Bombeiros continuam a combater nesta segunda-feira (11) um incêndio nas encostas do monte Vesúvio. O fogo espalhado pelo parque nacional que envolve o monte obrigou o fechamento de acessos ao vulcão usados por turistas próximo de Nápoles, no sul da Itália.
O incêndio devasta o parque nacional desde sexta-feira (8), e as equipes de bombeiros mobilizaram 12 patrulhas além de 6 aviões. A corporação também solicitou a ajuda de agentes de outras regiões italianas para colaborar com as operações.
“Por razões de segurança e para facilitar as operações de combate ao incêndio e limpeza nas áreas afetadas, todas as atividades na rede de trilhas do Parque Nacional do Vesúvio estão suspensas até novo aviso”, anunciou o parque no sábado (9) em um comunicado.
O governo italiano chegou a decretar estado de mobilização nacional para combate ao incêndio. A decisão foi anunciada pelo ministro da Defesa Civil do país, Nello Musumeci.
“Com a assinatura do decreto, estamos capacitando nosso Departamento Nacional a garantir a coordenação da intervenção do Serviço Nacional de Defesa Civil em apoio às autoridades regionais, com o objetivo de contribuir para o combate a eventos extremos, inclusive com a assistência de pessoal e recursos de outras regiões”, disse ele.
Cerca de 620 mil pessoas visitaram a cratera do vulcão em 2024, segundo estatísticas do parque.
A fumaça do incêndio era visível, neste domingo, do sítio arqueológico de Pompeia, próximo do local, que permaneceu aberto aos turistas.