O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou na manhã desta terça-feira (3) que indicou Guilherme Mello e Tiago Cavalcanti para duas cadeiras na diretoria do Banco Central. Em entrevista à Rádio BandNews, ele afirmou que os nomes foram encaminhados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva há três meses.
Haddad classificou como “muito ruim” o vazamento das possíveis indicações para a cúpula da autoridade monetária antes de uma decisão formal do presidente. “Posso atestar que Lula ainda não convidou ninguém”, disse o ministro, ao ressaltar que o presidente é zeloso em relação a cargos com mandato fixo, como os do Banco Central.
Segundo Haddad, Lula voltou a tratar do assunto há cerca de três semanas, mas ainda deverá haver uma reunião específica para discutir diretamente as indicações. O ministro destacou, ainda, o currículo dos dois nomes sugeridos.
Tiago Cavalcanti é professor titular de Economia e membro do Trinity College, da Universidade de Cambridge, e já vinha sendo citado como possível indicado, como antecipou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. Guilherme Mello, economista e sociólogo, é o atual secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.
Em mensagem ao Congresso, presidente defende avanço do acordo Mercosul-União Europeia, o fim da escala 6×1 sem redução salarial e a regulação do trabalho por aplicativos. Texto também cita como prioridades a PEC da Segurança, o PL Antifacção e o programa Gás do Povo
Folhapress | 08:25 – 03/02/2026
Source link