Vice de Kamala Harris debateu com J.D Vance; foram questionados sobre apoio norte-americano à ofensiva israelense no Líbano
Governador de Minnesota e candidato a vice-presidente dos Estados Unidos na chapa com Kamala Harris (Partido Democrata), Tim Walz (Partido Democrata) afirmou na 3ª feira (1º.out.2024) que o Irã está mais próximo de desenvolver armas nucleares por causa da gestão do ex-presidente Donald Trump (Partido Republicano). A declaração foi dada durante um debate organizado pela CBS News entre Walz e o senador de Ohio J.D. Vance, candidato a vice do republicano.
A 1ª pergunta foi se eles apoiariam um ataque preventivo ao Irã. Nenhum dos 2 respondeu de forma objetiva. Nesta 3ª (1º.out), o país lançou 180 mísseis contra Israel em resposta à recente escalada do conflito no Oriente Médio, que se intensificou nas últimas semanas no Líbano.
O companheiro de chapa de Kamala defendeu a capacidade de Israel de se defender como “absolutamente fundamental”.
Walz, que é judeu, relembrou o ataque do grupo extremista Hamas contra Tel Aviv, em 7 de outubro de 2023. “Vamos nos manter firmes e haverá consequências”, afirmou.
Em 2015, o Irã assinou em conjunto com Estados Unidos, China, Rússia, França, Reino Unido e Alemanha o JCPOA (Plano de Ação Conjunto Global, na sigla em inglês). O acordo tinha como objetivo limitar o programa nuclear iraniano em troca da flexibilização de sanções econômicas impostas pelos outros países.
A celebração do plano foi vista como um marco na diplomacia internacional. No entanto, em 2018, o então presidente Trump decidiu retirar o país do acordo e reimpor sanções severas ao Irã. A decisão provocou uma escalada de tensões no Oriente Médio e desestabilizou a relação entre os Estados Unidos e o Irã.
O atual chefe do Executivo norte-americano, Joe Biden (Partido Democrata), tentou retomar o acordo depois que assumiu o governo, mas a negociação entre os países pouco avançou. Teerã exige a retirada de todas as sanções para voltar ao acordo.
Leia abaixo outros destaques do debate entre Walz e Vance:
Quando você clica no botão "Aceito", você está concordando com os| Políticas de Privacidade | Seus dados serão tratados de acordo com as diretrizes estabelecidas no documento, garantindo sua privacidade e segurança online.
Fale conosco