O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus que compõem o núcleo central da trama golpista começou nesta terça-feira (2), e a maioria dos principais veículos de comunicação estrangeiros acompanha a sessão do Supremo Tribunal Federal.
Veja abaixo o que dizem alguns dos sites internacionais.
El País
O jornal espanhol El País destacou que o julgamento ficará marcado na história porque o Brasil nunca havia responsabilizado um ex-presidente ou um militar por uma tentativa de golpe.
O julgamento de Bolsonaro também foi caracterizado pela campanha de pressão sem precedentes do presidente dos EUA, Donald Trump, para impedi-lo.
The New York Times
O jornal norte-americano The New York Times descreveu como um “plano sinistro” a tentativa de golpe de Estado orquestrada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A publicação ressaltou que, para muitos brasileiros — em um país que emergiu de uma ditadura militar brutal há apenas quatro décadas —, um processo bem-sucedido contra Bolsonaro representaria uma vitória para a democracia.
No entanto, destaca que a forma como o país busca alcançar esse objetivo, por meio de uma Suprema Corte considerada “extraordinariamente poderosa”, levanta questionamentos incômodos sobre a própria democracia que se pretende proteger.
The Guardian
O jornal britânico independente, The Guardian, afirma que Jair Bolsonaro enfrenta justiça por suposta tentativa de usurpar a democracia brasileira e destaca que é a primeira vez na história brasileira que figuras tão poderosas enfrentaram a justiça por tentarem derrubar a democracia do país.
BBC
A BBC afirma que a causa de Bolsonaro foi adotada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que chamou o julgamento de “caça às bruxas”, usando-o como justificativa para impor tarifas de 50% sobre alguns produtos brasileiros e sancionar o juiz da Suprema Corte que lidera o processo.