SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A cantora portuguesa Maria Alcina Pinto da Costa Duarte, um dos principais nomes do fado, gênero musical português, morreu na quarta-feira (28), aos 86 anos. A morte foi confirmada pelo Clube Português de Niterói.
A fadista, que era referência do gênero fora de Portugal, residia no Rio de Janeiro há mais de 70 anos e foi descrita pela nota do Clube Português como “portuguesa de nascimento e brasileira de coração”.
Mesmo assim, sua terra natal – Cetos, no município de Castro Daire – nunca se esqueceu de sua música, e Alcina dá nome a uma avenida.
A cantora, que ficou conhecida como “Imperatriz do fado no Brasil”, é responsável pela fundação do restaurante “A Desgarrada”, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, que virou ponto de valorização da cultura portuguesa. “Construiu uma trajetória marcada pela entrega, emoção e profundo respeito à música portuguesa”, diz o comunicado.
O velório aconteceu nesta quinta (29) no Salão Nobre da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Vivendo no país europeu há uma década, a atriz afirma ter adotado hábitos locais, destaca a sensação de segurança no dia a dia e diz manter hoje uma convivência quase exclusiva com portugueses. Tássia também comenta a adaptação cultural e a carreira fora do Brasil
Folhapress | 14:45 – 29/01/2026
Source link