Fortes nevascas que atingiram o Japão mataram ao menos 30 pessoas nas últimas duas semanas, segundo um balanço divulgado por autoridades nesta terça-feira (3). Entre as vítimas está uma mulher de 91 anos que foi encontrada sob três metros de neve em frente à própria casa.
A região mais afetada é a província de Aomori, no norte do país, onde o acúmulo de neve chega a 4,5 metros em áreas mais remotas. O governo mobilizou tropas do Exército para auxiliar moradores e remover a neve.
A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, convocou uma reunião extraordinária de seu gabinete nesta terça e pediu aos ministros que adotem medidas para evitar mortes e acidentes.
As nevascas foram provocadas por uma intensa massa de ar frio que atingiu a costa do Japão nas últimas semanas. Em algumas localidades, o volume de neve registrado superou o dobro da média habitual para o período.
De acordo com a Agência de Gestão de Incêndios e Desastres, as 30 mortes ocorreram entre 20 de janeiro e esta terça-feira.
Uma das vítimas é Kina Jin, 91, cujo corpo foi localizado em Ajigasawa, na província de Aomori, segundo informou à agência AFP um policial sob condição de anonimato. A polícia diz acreditar que ela tenha sido atingida por uma grande quantidade de neve que se desprendeu do telhado de sua residência. A causa da morte foi asfixia.




