Helicópteros militares americanos foram vistos nesta quinta-feira (16) próximos à costa da Venezuela, segundo o jornal The Washington Post. A ação acontece um dia depois de bombardeiros B-52 terem feito exercícios semelhantes e de Donald Trump confirmar que deu carta branca à CIA para agir pela queda do ditador Nicolás Maduro.
Segundo o jornal The New York Times, as ações da inteligência poderiam envolver até uma operação militar em larga escala, o que faria parte de uma escalada. Em um dito conflito com narcotraficantes, Trump deslocou 10 mil soldados, sete navios, submarino e caças ao Caribe; quase 30 pessoas, acusadas de transportar drogas, foram mortas em alto-mar.
Trump classifica como Maduro como ameaça aos EUA e o acusa de ser narcotraficante —mas a própria inteligência americana questiona as hipóteses de ligação do ditador com cartéis. O venezuelano vem mobilizando as Forças Armadas e milícias pró-regime e, em resposta à notícia dos planos da CIA, refutou as ameaças e falou em inglês que não quer guerra.
O Café da Manhã desta sexta-feira (17) analisa a escalada de Trump contra Maduro. O cientista político Maurício Santoro, colaborador do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha, explica o que move o presidente americano e até onde podem ir as ações da CIA na Venezuela.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Magê Flores e Gabriela Mayer. A produção é de Gustavo Luiz e Lucas Monteiro, com roteiro de Gustavo Simon. A edição de som é de Thomé Granemann.