
O futebol italiano acordou, neste sábado, com a trágica notícia da morte de Rocco Commisso, que ocupava o cargo de presidente da Fiorentina desde 2019, quando adquiriu o clube. O dirigente estava, nas últimas semanas, nos Estados Unidos, onde recebia tratamento para uma doença grave que não chegou a ser divulgada.
O anúncio do falecimento do empresário ítalo-americano, aos 76 anos, foi feito pelo próprio clube viola, às 3h15 (horário de Portugal Continental), por meio de um comunicado divulgado em suas plataformas oficiais: “Com grande dor e tristeza, a família Commisso — sua esposa, Catherine, seus filhos, Giuseppe e Marisa, e suas irmãs, Italia e Raffaelina — anuncia a morte do presidente Rocco B. Commisso”.
“Após um longo período de tratamento, nosso amado presidente nos deixou e, hoje, todos estamos de luto por sua morte. Para a família, ele era um exemplo, um guia, um homem leal e de fé, que, ao lado da esposa Catherine, completou 50 anos de casamento e, com os filhos, foi um pai firme e carinhoso”, diz o comunicado.
“O seu amor pela Fiorentina foi o maior presente que ele deu a si mesmo, vivendo dias inesquecíveis com os meninos e meninas das categorias de base, sempre com carinho e um sorriso para todos. Incansável, trabalhou até os seus últimos dias, dedicando-se à Fiorentina e ao seu futuro”, prossegue o texto.
“O futebol era a sua paixão, e a Fiorentina se tornou o seu grande amor há sete anos, quando Rocco assumiu a liderança do clube viola e passou a amar seus torcedores, suas cores e a cidade de Florença. ‘Podem me chamar de Rocco’, dizia ele, de forma simples, a todos, com sua extraordinária empatia”, completa a nota.
No mesmo comunicado, o tradicional clube da Serie A informou que, a partir de agora, o seu centro de treinamentos passará a se chamar Rocco B. Commisso Viola Park, por se tratar de “uma marca indelével de afeto e do desejo de cuidar do futuro dos jovens jogadores”, tendo sido ele o principal responsável por sua construção.
“A família Commisso deseja agradecer a todos que a apoiaram durante este período difícil e tem a certeza de que a memória de Rocco permanecerá para sempre no coração das muitas pessoas que o amaram e que compartilharam com ele momentos difíceis e felizes. Nossos pensamentos, neste momento de tristeza, estão com todos na Fiorentina”, conclui.
No entanto, não foi apenas no futebol que Rocco Commisso deixou sua marca. Em 1995, foi um dos fundadores da Mediacom, empresa que viria a se tornar uma das maiores operadoras de TV a cabo dos Estados Unidos, onde passou a ocupar o cargo de diretor-executivo, função que acumulou com a presidência da Fiorentina.
Em seu currículo, também constam participações em outras empresas norte-americanas, como a Cablevision, o Royal Bank of Canada e o Chase Manhattan Bank. Apesar disso, nunca escondeu o amor pelo futebol e, ainda antes da “aventura italiana”, em 2017, avançou para a compra do New York Cosmos.
Leia Também: Ancelotti vai curtir o Carnaval com Ronaldo, Zeca Pagodinho e Léo Santana
Quando você clica no botão "Aceito", você está concordando com os| Políticas de Privacidade | Seus dados serão tratados de acordo com as diretrizes estabelecidas no documento, garantindo sua privacidade e segurança online.
Fale conosco