Singapura dissolveu o Parlamento e realizará eleição nacional no dia 3 de maio, anunciou a comissão eleitoral do país nesta terça-feira (15), em meio a preocupações com o aumento do custo de vida e temores de uma recessão como resultado das tarifas impostas pelos Estados Unidos.
A votação será o primeiro teste eleitoral para o primeiro-ministro Lawrence Wong, que assumiu o cargo do veterano premiê Lee Hsien Loong, que governou por 20 anos, como líder do Partido da Ação Popular (PAP) em maio de 2024.
“Estamos testemunhando mudanças profundas no mundo, que está se tornando mais incerto e instável. As condições globais que permitiram o sucesso de Singapura nas últimas décadas podem não se manter mais”, afirmou Wong nas redes sociais.
“É por isso que convoquei esta eleição geral. Neste momento crítico, os singapurenses devem decidir sobre a equipe que liderará nossa nação e traçar nosso caminho juntos”, disse.
O PAP provavelmente irá dominar e ganhar a maioria dos assentos na Casa, como tem feito em todas as votações desde a independência da cidade-Estado, em 1965, embora sua parcela de votos esteja sendo observada de perto após uma de suas piores performances eleitorais no último pleito, em 2020.
A eleição ocorrerá em meio a uma perspectiva econômica sombria, já que as tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçam afetar a atividade na nação asiática, dependente do comércio internacional, que na segunda-feira rebaixou sua previsão de crescimento de 2025 para a faixa de 0% a 2% —antes, a perspectiva variava de 1% a 3%.
Wong afirmara que as tarifas-base de 10% impostas pelos EUA não pareciam abertas a negociações e alertou para perdas de empregos se as empresas no país se mudassem para os EUA.
A popularidade do partido governante diminuiu nas eleições recentes, à medida que a oposição ganhou mais espaço no Parlamento, conquistando um número sem precedentes de 6 assentos em 2011 e 2015, e 10 em 2020 —o PAP ainda tem tranquila hegemonia, com 83 cadeiras conquistadas no mesmo pleito de 2020.
A próxima eleição terá 4 assentos a mais em comparação com a última votação em 2020, com 97 legisladores eleitos.
Espera-se que Wong apresente pelo menos 30 novos candidatos, de acordo com a mídia local, na maior renovação da lista do PAP feita por um novo primeiro-ministro. Esses nomes serão confirmados no dia da nomeação, em 23 de abril, quando os candidatos são confirmados.