Sul-Americana: Fortaleza bate Corinthians e vai à 1ª final – 03/10/2023 – Esporte

Sul-Americana: Fortaleza bate Corinthians e vai à 1ª final -


Pela primeira vez em sua história, o Fortaleza chegou à final de um torneio internacional. Jogando com o apoio da torcida na Arena Castelão, na capital cearense –o público alcançou 60,4 mil torcedores–, o time comandado pelo argentino Juan Pablo Vojvoda venceu o Corinthians por 2 a 0.

A classificação foi definida no segundo tempo. Aos 4 minutos da etapa final, o atacante Yago Pikachu dominou a bola dentro da área adversária, livrou-se dos defensores Fábio Santos e Lucas Veríssimo para bater forte da entrada da pequena área para vencer o goleiro Cássio, que não teve chances de defesa.

Poucos depois, aos 10 minutos, o capitão Tinga recebeu um cruzamento certeiro vindo do lateral esquerdo Bruno Pacheco e cabeceou livre no contrapé do goleiro corintiano para ampliar o placar.

Os jogadores do Fortaleza entraram mais determinados e dominaram o jogo desde os primeiros minutos da partida, dando pouco espaço para a formação corintiana armar jogadas de ataque.

A única jogada de mais perigo do time paulista foi ainda no primeiro tempo, quando o atacante Yuri Alberto recebeu livre dentro da área, mas chutou em cima do goleiro Fernando Miguel, facilitando a defesa do arqueiro do Fortaleza.

No jogo de ida, na Neo Química Arena, houve empate por 1 a 1, e a vitória na noite desta terça garantiu a classificação do Fortaleza para a final.

É a primeira final do Leão do Pici em um torneio internacional em sua segunda participação na Sul-Americana. A melhor campanha do clube cearense até aqui em torneios internacionais havia sido a fase de oitavas de final da Copa Libertadores em 2022, quando perdeu do Estudiantes da Argentina.

É também a primeira vez que um time nordestino chega na final da Sul-Americana. Até então, a melhor campanha de times da região havia sido as quartas de final, alcançada por Ceará, Bahia e Sport.

Na campanha até a final, o time cearense se classificou em primeiro na fase de grupos, deixando para trás San Lorenzo, da Argentina, Palestino, do Chile, e Estudiantes de Mérida, da Venezuela. Nas oitavas de final, superou o Libertad, do Paraguai e, nas quartas, venceu o América-MG.

O time cearense agora aguarda a segunda semifinal para conhecer o adversário da final da Sul-Americana de 2023. Disputam a vaga restante a LDU, do Equador, e o Defensa y Justicia, da Argentina. No jogo de ida, os equatorianos venceram por 3 a 0 dentro de casa, com dois gols do peruano Paolo Guerrero.

A final da Sul-Americana está prevista para o dia 28 de outubro, no estádio Domingo Burgueño, com capacidade para 25 mil pessoas, em Maldonado, cidade próxima a Punta del Este, no Uruguai.

Inicialmente, a final seria no estádio Centenário, na capital uruguaia Montevidéu, mas a Conmebol anunciou em setembro a mudança do local. A alteração teria ocorrido para evitar o risco de o estádio escolhido na capital estar relativamente vazio para a decisão.

O campeão da Sul-Americana garante uma premiação de US$ 5 milhões (R$ 25,5 milhões) e vaga na Copa do Brasil e na Copa Libertadores em 2024.

Impulsionado por uma gestão responsável financeiramente, liderada nos últimos seis anos pelo presidente da agremiação, Marcelo Paz, o clube cearense vem em uma trajetória ascendente de destaque no futebol nacional.

Até 2017, o time ainda disputava a série C do Campeonato Brasileiro, se sagrando vice-campeão da divisão naquele ano. No ano seguinte, sob o comando do técnico e ex-goleiro Rogério Ceni, conquistou a série B do Brasileirão.

Em 2019, o clube terminou a séria A do torneio nacional na nona colocação. O bom desempenho na elite do futebol brasileiro lhe rendeu a primeira participação em um torneio internacional em 2020, quando se classificou para a Sul-Americana, caindo para o Independiente da Argentina na primeira fase da competição.

Em 2021, chegou o argentino Vojvoda, dando continuidade à fase vitoriosa do clube, com a conquista de três títulos estaduais (2021, 2022 e 2023) e da Copa do Nordeste no ano passado.

Vojvoda já é o segundo técnico com mais tempo no comando de um time da série A, atrás apenas do português Abel Ferreira, que chegou ao Palmeiras no final de 2020.

A realidade é bem diferente da vivida pelo rival na semifinal da Sul-Americana —só em 2023, o Corinthians já teve cinco técnicos à beira do campo: Fernando Lázaro, Cuca, Danilo e Vanderlei Luxemburgo, esse último demitido após a primeira partida contra o Fortaleza e substituído pelo gaúcho Mano Menezes, que está em sua terceira passagem pelo time paulista.

O Fortaleza volta a entrar em campo no domingo (8) para medir forças contra o América-MG pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Castelão. Já o Corinthians pega o Flamengo no sábado (7) pelo Brasileirão, em Itaquera.



Source link

Leia Mais

Museu de Arte do Rio celebra obra de Vinicius de

Museu de Arte do Rio celebra obra de Vinicius de Moraes

outubro 20, 2025

176088129768f4ea91c5d3d_1760881297_3x2_rt.jpg

Trump chama Petro de ‘líder de drogas ilegais’ e sugere ações contra cartéis na Colômbia – 19/10/2025 – Mundo

outubro 20, 2025

naom_68778b8cc5cb8.webp.webp

Esses famosos têm hábitos de higiene questionáveis?

outubro 20, 2025

Brasil deve se unir à China em terras raras, diz

Brasil deve se unir à China em terras raras, diz estudioso – 19/10/2025 – Mercado

outubro 20, 2025

Veja também

Museu de Arte do Rio celebra obra de Vinicius de

Museu de Arte do Rio celebra obra de Vinicius de Moraes

outubro 20, 2025

176088129768f4ea91c5d3d_1760881297_3x2_rt.jpg

Trump chama Petro de ‘líder de drogas ilegais’ e sugere ações contra cartéis na Colômbia – 19/10/2025 – Mundo

outubro 20, 2025

naom_68778b8cc5cb8.webp.webp

Esses famosos têm hábitos de higiene questionáveis?

outubro 20, 2025

Brasil deve se unir à China em terras raras, diz

Brasil deve se unir à China em terras raras, diz estudioso – 19/10/2025 – Mercado

outubro 20, 2025