GUILHERME DORINI
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Samuel Pupo voltou a fazer história em Saquarema. O paulista venceu neste sábado a etapa brasileira do Challenger Series, divisão de acesso ao Circuito Mundial da WSL, e deu um passo importante rumo ao retorno à elite do surfe.
Na grande final, Samuel superou o havaiano Eli Hanneman com uma atuação sólida e estratégica, dominando a bateria do início ao fim.
Essa foi a segunda conquista de Samuel em Saquarema -ele também havia vencido o evento em 2023- e o recoloca definitivamente na briga por uma vaga no Championship Tour (CT) de 2026.
“Eu não acredito que venci aqui de novo. Não fiz grandes notas, mas avancei, e a final foi igual. É inacreditável, estou muito feliz. Minha carreira se resume a resiliência, muitos anos de luta, terceira vez caindo no corte? acho que só Deus e minha família pra seguir dando suporte. Sabia que precisava de um grande resultado, e ganhar aqui de novo é incrível. Mais um troféu pra casa”, comemorou Samuel Pupo.
Na decisão, Samuel mostrou melhor leitura das ondas e precisão nas manobras. Suas notas de 5,17 e 5,00 foram suficientes para superar os 5,50 e 4,00 de Hanneman, que ainda tentou reagir nos minutos finais, mas não conseguiu tirar o título do brasileiro.
O resultado teve grande impacto no ranking. Samuel, que começou o evento na 13ª posição, saltou 11 lugares e agora aparece em segundo, dentro da zona de classificação ao CT. Já Hanneman assumiu a liderança geral após a boa campanha no Brasil.
Com o título, Samuel chega fortalecido para a reta final da temporada. Restam apenas duas etapas no calendário: a penúltima será em Pipeline, no Havaí, em janeiro -a primeira vez que o local mais icônico do surfe recebe o Challenger Series-, e a decisão acontecerá em Newcastle, na Austrália, em março.
Além de Samuel, o Brasil segue com Mateus Herdy entre os dez primeiros colocados do ranking. O catarinense, que começou a etapa em quarto, caiu para o sétimo lugar após ser eliminado no round dos 32 melhores.
Leia Também: Estêvão entra no fim e ajuda o Chelsea a bater o Nottingham Forest em duelo com 7 brasileiros
Quando você clica no botão "Aceito", você está concordando com os| Políticas de Privacidade | Seus dados serão tratados de acordo com as diretrizes estabelecidas no documento, garantindo sua privacidade e segurança online.
Fale conosco