O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou nesta terça-feira (2) uma nova estratégia que poderia empregar para lidar com informações indesejadas ou desfavoráveis: culpar a inteligência artificial.
Com vídeos falsos gerados por IA circulando pela internet, tornou-se cada vez mais difícil para muitos usuários de redes sociais separar a verdade da ficção —um ponto que Trump lamentou e disse que poderia potencialmente usar a seu favor.
“Um dos problemas que temos com a IA é que ela é boa e ruim”, disse. “Se algo acontecer, algo realmente ruim, basta culpar a IA. Mas eles também criam coisas. Sabe, funciona dos dois lados. Se algo acontecer e for realmente ruim, talvez eu tenha que simplesmente culpar a IA.”
O assunto surgiu depois que Trump contradisse seu próprio gabinete de imprensa ao afirmar que um vídeo muito circulado neste fim de semana, no qual o que parecia ser um saco de lixo preto foi jogado de uma janela da Casa Branca, pode ter sido fabricado.
Comentaristas amadores responderam ao vídeo com suas próprias teorias sobre o que poderia estar na sacola —alguns por diversão, outros de forma conspiratória. Em um esforço para conter as especulações, o gabinete de imprensa da Casa Branca confirmou na segunda-feira (1º) que o vídeo era real, mas disse que não havia nada de terrível nas imagens. Era apenas “um contratado que estava fazendo manutenção regular enquanto o presidente estava fora”, dizia o comunicado.
Peter Doocy, da rede Fox News, simpática ao presidente, perguntou a Trump sobre o vídeo na terça-feira enquanto o presidente respondia a perguntas no Salão Oval. Depois que Trump disse que não o tinha visto, Doocy mostrou-lhe o clipe em seu telefone.
“Isso provavelmente foi gerado por IA”, afirmou Trump, antes de descrever o peso das janelas e como é difícil abri-las.
“Minha esposa estava reclamando disso outro dia”, disse Trump. “Ela disse: ‘Eu adoraria que entrasse um pouco de ar fresco’, mas você não pode [abri-las], elas são à prova de balas. Número um, elas são seladas. E número dois, cada janela pesa cerca de 600 libras [cerca de 270 kg]. Você precisa ser bem forte para abri-las.”
Trump tem experiência em espalhar informações falsas criadas por inteligência artificial. Em julho, ele republicou um vídeo falso mostrando o ex-presidente Barack Obama sendo preso no Salão Oval. E o presidente há muito tenta borrar a linha entre verdade e ficção quando considera que a verdade não é de seu agrado —como suas persistentes declarações falsas sobre os resultados das eleições de 2020, que ele afirma, sem provas, terem sido fraudados.
Mas imagens e vídeos gerados artificialmente às vezes são virtualmente indistinguíveis de imagens reais, e têm contribuído para criar um mundo onde a verdade está ainda mais ameaçada, um desdobramento que Trump disse ser assustador.
O presidente descreveu ter assistido a um vídeo que parecia incluir imagens dele ao longo de sua vida, apenas para descobrir que não era real.
“Eu vejo tantas coisas falsas”, disse Trump. “Vi algo, enquanto eu crescia desde bebê até agora, e disse: ‘Quem fez isso?’ Foi gerado por IA. Então, é um pouco assustador, para ser honesto.”