O presidente americano, Donald Trump, postou neste domingo (18) um vídeo feito com inteligência artificial em que aparece pilotando um caça e despejando fezes em manifestantes nos Estados Unidos.
Na montagem publicada na sua rede social, a Truth Social, Trump aparece usando uma coroa em um avião com os escritos “King Trump” (rei Trump) com a música “Danger Zone”, de Kenny Loggins ao fundo. A coroa é uma referência aos protestos nacionais contra ele que aconteceram no sábado (18).
Sob o mote de “No kings” (sem reis), o movimento organizado por grupos civis critica medidas do republicano relativas à imigração, educação, saúde e segurança. Segundo os manifestantes, as ações do presidente estão levando o país por um caminho autocrático.
As marchas —grandes e pequenas, em cidades, subúrbios e localidades menores— ocorrem após outros protestos massivos semelhantes, em junho, e refletem a frustração de parte da população com uma agenda que Trump implementou com velocidade sem precedentes e atropelando mecanismos democráticos desde que voltou à Casa Branca, em janeiro
Em outro post com uma montagem, no Instagram, o perfil oficial da Casa Branca publicou uma imagem de Trump e do vice-presidente J. D. Vance usando coroas. Embaixo dos dois, aparecem dois líderes democratas do Congresso, o deputado Hakeem Jeffries (esq.) e o senador Chuck Schumer, usando sombreros, ligados à cultura mexicana.
“A gente é diferente mesmo”, diz o post.
Trump costuma republicar imagens geradas por inteligência artificial ou montagens em sua conta na Truth Social. No mês passado, ele divulgou um meme de Jeffries, que é líder da minoria na Câmara, que o mostra com um bigode falso e um sombrero, ao som de música de mariachi. Jeffries, que é negro, classificou o vídeo como racista e preconceituoso.