
O furacão Melissa está se movendo lentamente pelo Mar do Caribe, colocando pelo menos 1,6 milhão de crianças em risco, de acordo com estimativas do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef.
A agência alerta para os impactos de ventos, chuvas torrenciais e inundações repentinas em países caribenhos, incluindo Jamaica, Haiti, Cuba e República Dominicana.
Essas nações devem passar por vários dias de clima intenso, que podem interromper os serviços básicos, especialmente em áreas costeiras vulneráveis.
O diretor regional do Unicef para a América Latina e o Caribe afirmou que todos os esforços para se preparar para a chegada do furacão “são vitais para mitigar os danos e a perda de vidas nas comunidades mais vulneráveis”.
Roberto Benes enfatizou que as pequenas ilhas do Caribe sempre enfrentam maior vulnerabilidade a eventos climáticos extremo.
Segundo ele, o Unicef está trabalhando para fortalecer capacidades nacionais de antecipar e responder a emergências relacionadas ao clima e fornecer serviços essenciais para as crianças.
Os esforços do Unicef incluem apoio ao pré-posicionamento de suprimentos essenciais, como materiais de higiene, purificadores de água e suprimentos médicos.
Além disso, a agência está apoiando o envio de mensagens de alerta precoce para as comunidades e fornecendo dinheiro às famílias no sul do Haiti para reduzir o impacto do furacão.
Na última década, aproximadamente 11 milhões de pessoas, incluindo quase 4 milhões de crianças, foram diretamente afetadas a cada ano por riscos naturais e causados pelo homem na América Latina e no Caribe.
Quando você clica no botão "Aceito", você está concordando com os| Políticas de Privacidade | Seus dados serão tratados de acordo com as diretrizes estabelecidas no documento, garantindo sua privacidade e segurança online.
Fale conosco