O líder chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, se reuniram por volta das 12h em Tianjin, cidade portuária próxima a Pequim. É a primeira visita à China, em sete anos, do líder indiano.
“É importante para os dois lados se comunicar e cooperar, lidar adequadamente com as diferenças e os desacordos e facilitar a busca das aspirações de desenvolvimento de cada um”, afirmou Xi. “É também importante para os dois lados assumir nossas responsabilidades internacionais, dar um exemplo para estimular a força e a unidade dos países em desenvolvimento.”
“Estamos comprometidos em levar nossas relações com base em confiança, respeito e sensibilidade mútuos”, afirmou Modi. “Os interesses de 2,8 bilhões de pessoas de ambos os países estão vinculados à nossa cooperação. Isso também vai abrir o caminho para o bem-estar de toda a humanidade.”
O líder indiano sublinhou o acordo sobre administração da fronteira alcançado dois dias antes e que os voos diretos entre os dois países estão sendo retomados. Com o acordo, “foi criada uma atmosfera de paz e estabilidade”.
Citou ainda que “no ano passado tivemos conversas em Karan [na cúpula do Brics na Rússia] que deram uma direção positiva para as nossas relações.”