Lula entrega aparelhos de radioterapia em São Paulo

Lula entrega aparelhos de radioterapia em São Paulo


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou de cerimônia de entrega de equipamento de radioterapia na tarde de hoje (23), no Hospital Santa Marcelina, na zona leste de São Paulo.

“O que está acontecendo hoje é um sonho que acalentamos há muito tempo, que o povo trabalhador tivesse acesso as coisas que todo mundo tem. A máquina que farão radioterapia aqui na zona leste é mais moderna do que aquela que eu fiz minhas 15 sessões em Brasília, que terminei agora pouco”, disse Lula, em seu discurso.

O presidente também falou sobre medidas de atendimento voltadas para o acesso à população, por meio do Aqui Tem Mais Especialistas, com atendimento local em vãs e carretas, levando especialistas e atendimento odontológico gratuitos para perto de onde as pessoas moram e trabalham. “O que a gente quer fazer de verdade é dar ao povo brasileiro o respeito que ele tem de ter”, completou.

O aparelho entregue hoje, um acelerador linear, está entre as opções mais modernas para tratamento de pacientes com câncer. Faz parte de um pacote de 105 aparelhos contratados nos últimos 3 anos e distribuídos para todos os estados. 

No Hospital Santa Marcelina a estimativa é aumento de 30% dos atendimentos com a chegada desse equipamento, e atua com três aceleradores, de modelos mais antigos. A expectativa também é de diminuir o tempo de início do tratamento, de 45 para 10 dias. 

A instituição também firmou novos convênios com o Ministério da Saúde e receberá R$ 166,7 milhões, voltados principalmente para o atendimento a pacientes em tratamento de câncer. Na ocasião o HSM recebeu, ainda, a certificação como Hospital de Ensino Nível 1, reconhecendo seu papel de destaque em pesquisa e formação de profissionais.

No evento tiveram destaque também duas entregas simultâneas de aceleradores, nas cidades de Fortaleza (CE) e Sinop (MT), em condições semelhantes, além da assinatura de compra de 20 tomógrafos para hospitais do SUS.

O Hospital Santo Antônio, em Sinop (MT), passará a atuar como parte da estratégia nacional de descentralização da radioterapia, voltada à redução de vazios assistenciais, à diminuição do deslocamento de pacientes para grandes centros e à ampliação do acesso aos tratamentos. Localizado na região norte do estado, tem se destacado como polo regional de saúde, com  destaque no atendimento recente ao cacique Raoni. 

O equipamento que irá para Fortaleza (CE) será destinado ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC) – Hospital Haroldo Juaçaba, que já atua no diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos do câncer como referência para todo o  estado.

Desde 2023 foram contratados 155 aceleradores lineares, com previsão de entrega de 70 equipamentos até 2026, dos quais 44 já foram inaugurados.

 



Fonte CNN BRASIL

Leia Mais

Lula entrega aparelhos de radioterapia em São Paulo

Lula entrega aparelhos de radioterapia em São Paulo

junho 23, 2026

17822373786a3ac8c2bdede_1782237378_3x2_rt.jpg

Comissão da ONU conclui que Israel visa crianças em Gaza – 23/06/2026 – Mundo

junho 23, 2026

naom_608179d79920a.webp.webp

Pix por aproximação passa a mostrar saldo antes do pagamento

junho 23, 2026

Senado aprova projeto para limitar poder de Trump - 23/06/2026

Senado aprova projeto para limitar poder de Trump – 23/06/2026 – Mundo

junho 23, 2026

Veja também

Lula entrega aparelhos de radioterapia em São Paulo

Lula entrega aparelhos de radioterapia em São Paulo

junho 23, 2026

17822373786a3ac8c2bdede_1782237378_3x2_rt.jpg

Comissão da ONU conclui que Israel visa crianças em Gaza – 23/06/2026 – Mundo

junho 23, 2026

naom_608179d79920a.webp.webp

Pix por aproximação passa a mostrar saldo antes do pagamento

junho 23, 2026

Senado aprova projeto para limitar poder de Trump - 23/06/2026

Senado aprova projeto para limitar poder de Trump – 23/06/2026 – Mundo

junho 23, 2026